quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O verdadeiro Mestre



Gosto de afirmar que sou um cara de sorte. De certa maneira, todos somos. O universo nos premia diariamente com elementos que as vezes não percebemos, ou não valorizamos. Na pressa do dia a dia deixamos passar muita coisa boa da nossa vida. Claro, existem as dificuldades porém elas promovem algo, uma mudança ou experiência necessária para o nosso crescimento.


Eu tenho a sorte de ter encontrado um mestre de karatê-dô que sempre me ensina detalhes significativos da Arte Marcial e que consegue fazer a relação da nossa arte com a vida. Além disso, com a sua experiência, passa valorosos conselhos sobre relações, vida, amadurecimento entre outros. Realmente tenho muita sorte.

Já tive muitas dúvidas desde que comecei a dar aulas de karatê-dô e pude recorrer ao meu mestre. Geralmente dúvidas técnicas, pedagógicas e de relacionamento. E tenho um texto guardado, com muito carinho, que sempre que me questiono, reviso. É uma referência, entre muitas que tenho do meu mestre. Vou tomar a liberdade de compartilha-lo com vocês, espero que gostem e entendam. Oss.

" Nossa missão é mostrar o “Caminho”.  Eles serão melhores ou piores em razão do que efetivamente são.  Mas isso não importa, pois ser melhor ou pior pode ficar resumido somente a uma questão meramente técnica ou estética, o que significa muito pouco.  O que verdadeiramente importa é a formação do ser humano e do cidadão.  Não faz diferença que ele não conseguir ou não souber chutar acima da canela.  Alguns, por vantagem genética, poderão executar a técnica, outros não.  Deverás ter mais dedicação para com aqueles que têm dificuldades, mas ainda assim persistem.  Esses são mais valiosos.  Não deves deixar-te envolver em demasia pelos que fazem com facilidade.  Significaria um envolvimento superficial, apenas estético ou técnico.  É muito pouco.  Preocupa-te e exige daqueles que querem ser exigidos.  Eles poderão até reagir, mas no futuro serão gratos.  Jamais exija mais do que alguém pode dar, pois serás o derrotado pela incapacidade do outro. Terás que intuir o limite de cada um.  Mas também não exija menos.  Diga-lhes que o treinamento deve ser duro, porque estão sendo preparados para a vida, que é dura.  E diga-lhes que não estás muito preocupado com o resultado técnico, apenas secundariamente.  Teu propósito será sempre aquilo que ficar gravado na alma de cada um."


Sensei Fernando Malheiros Filho



Nenhum comentário:

Postar um comentário